sexta-feira, 17 de maio de 2013

Revestimento em parede de bloco de gessos

Estaremos abordando nessa postagem a respeito do revestimento nas paredes de bloco de gesso, lembrando que foi falado em nossa última postagem um assunto ligado à isso.

GESSO em pó é empregado massivamente na construção: misturando com água proporciona um revestimento eficaz e estético para paredes internas e tetos. Sua utilização substitui com vantagens de rapidez, custo e acabamento os revestimentos convencionais. 
Segue uma tabela abaixo analisando as vantagens de uma parede de gesso e uma de alvenaria:
Vantagens comparativas de utilização do GESSO para revestimentos
Revestimento em gesso
Revestimento em argamassa de Cimento e Cal
Etapas de aplicação
1
3
Produtividade
Maior
Menos
Custo
1/3
1
Aderência
7 dias
40 dias
Retração
Menor
Maior
Propiedades Mecânicas
Menor
Maior
Massa Específica
Menor
Maior
Acabamento Superficial
Menor
Maior
Conforto Térmico e Acústico
Menor
Maior
Comportamento frente ao fogo
Menor


Maior

Essas vantagens todas, acima listadas, se explicam por que: 
- A pasta de GESSO pode ser aplicada numa só camada, de espessura máxima ideal de 07 mm, diretamente sobre paredes de superfície regular. Essa espessura poderá ser até um pouco maior, dependendo da superfície receptora, porém não é aconselhável que ultrapasse os 10 mm, por problemas de custo e também de queda da capacidade de aderência.
- A pasta de GESSO possui uma trabalhabilidade tal que possibilita uma fácil aplicação.
- A pasta de GESSO precisa somente de uma semana para que a superfície esteja pronta para lixamento e pintura enquanto que o revestimento convencional necessita de 40 dias.
-A aderência do GESSO ( estão ) nos diferentes tipos de substrato é alta, chegando a ter valores de tensão de arrancamento de 1,5 Mpa, superiores aos obtidos pelas argamassas convencionais, para os quais a ABNT exige que seja mais que 0,3 Mpa.
- O acabamento quanto à lisura da superfície é muito superior ao de argamassas de cimento e cal, proporcionando uma base super adequada para a pintura. 
- Fica a critério do cliente se prefere a superfície lisa ou com ranhuras;




Nenhum comentário:

Postar um comentário