quarta-feira, 29 de maio de 2013

Papeis de Parede

    São muitos os revestimentos possíveis para paredes, tanto internas como externas. Revestimentos que protegem e embelezam. Alguns deles são os papéis de parede.

O que são papéis de parede?
   É um material usado para cobrir e decorar as parede do interior de residências, escritórios, entre outros prédios. é um revestimento vinílico ou vinilizado construído com substrato de papel que passa por tratamentos de lavabilidade e resistência à luz, recebendo estampas em cores e desenhos variados.

Vantagens e características:

 - Ao mesmo tempo em que protege e reveste as paredes interiores é extremamente decorativo, além de ser cada vez mais atual diante das novas tramas e texturas apresentadas.
 - O produto é totalmente ecológico, já que sua matéria-prima é 100% reciclável, sem prejuízos para a natureza.
 - A duração do papel vinílico, quando bem conservado, é de no mínimo 10 anos e os demais de no mínimo 5 anos.
 - É mais barato em relação às tintas.
 - O modelo padrão reveste aproximadamente 4,5 metros quadrados de parede considerando uma altura média (pé direito) de 2,60m a 2,80m. As faixas (borders) são de 5 ou 10 metros de comprimento e larguras variáveis conforme o catálogo.
 - os vinílicos não propagam chama, embora constituídos de celulose. O produto depois de aplicado sobre a parede de gesso ou alvenaria, qualifica-se como inífugo, não propagando chama.

Conservação:
   A principal preocupação é quanto à lavabilidade. Na versão vinilizada, também conhecida como papel-papel (básico, composto por suporte de papel-pasta semi química, tinta vinílica e capa de verniz acrílico transparente), a limpeza é feita com um pano úmido.  Além de limpável, esse tipo de revestimento também é resistente a luz e permeável.
Já os chamados vinílicos, constituídos por suporte de papel-pasta mecânica, tintas vinílicas e capa de PVC, além de delamináveis (removidos com facilidade sem danificar a parede, que permanece preparada para receber outro revestimento)  e com forte resistência a luz, atrito e abrasão, são considerados totalmente laváveis, admitindo a utilização de sabão ou detergente neutros em um pano bem molhado, garantindo assim uma durabilidade de no mínimo seis anos.

Preparo da superfície:
   Assim sendo, a superfície tem de ser firme (sem destacamento da sua base), lisa (sem irregularidades), porosa (presença de pontos para fixação do adesivo-cola) e ligeiramente absorvente de modo a permitir a absorção da cola própria para este tipo de revestimento.
Ainda neste particular, é impossível aplicar papel de parede sobre infiltração de água ou mofo (fungos). Neste caso, deve-se resolver primeiramente o problema da umidade ou mofo. Com relação ao parágrafo anterior, é possível, dependendo do caso, preparar a parede, ou seja, corrigir as imperfeições com massa corrida.

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário