sábado, 16 de março de 2013

Dry wall - Gesso Acartonado

Dry wall - Gesso Acartonado

Surgindo como um promissor e inovador sistema a seco de revestimento e divisões internas da construção civil, o gesso acartonado vem ganhando espaço nos projetos mais recentes desbancando tradicionais métodos como a alvenaria e argamassas de revestimento em geral, devido a uma série de vantagens conseqüentes da sua aplicação, as quais são bastante divulgadas, sobrando muitas vezes pouco espaço para a divulgação de suas desvantagens, que como qualquer outro material também apresenta.

O que é Gesso Acartonado?

O gesso acartonado se constitui de chapas que variam entre 12,5 a 15mm. de espessura com outras dimensões variadas obtidas do uso de um material resultante de uma experimentação bem sucedida da união de dois materiais com características distintas. O gesso, que como qualquer liga rochosa resiste muito bem à compressão, mas é péssimo em resistir à tração e flexão, envolto por uma camada de um papel cartão especial, com resistência a flexão e tração que um material fibroso pode oferecer, gera um poderoso casamento que pode garantir melhorias qualitativas e quantitativas a qualquer construção, adquirindo assim a resistência a impactos que lhe atribui além do uso bastante divulgado como forro, a possibilidade de uso em divisões de ambientes substituindo muito bem a alvenaria, quando recebendo as devidas adaptações.
Além disso, a nova técnica traz outras soluções para o gesso ao impedir que ocorram as indesejáveis trincas devido a constantes dilatações do material com as amplitudes térmicas e a secagem da massa de gesso, visto que este já sai seco da indústria envolto no papel que lhe dá rigidez nas dilatações e impede o amarelamento do gesso , o gesso acartonado é produzido industrialmente com qualidade controlada favorecendo a tendência atual do fortalecimento da ligação entre a indústria e a construção civil, que ao longo de muitos anos andaram bem distantes, mas que só vem apontando como uma experiência bem sucedida que só tende a se intensificar.


Como a entrada do material é recente no Brasil, suas aplicações ainda têm muito a serem exploradas. Iniciou-se com a boa aceitação do mercado a sua introdução na montagem de forros dando resultados bastante satisfatórios. Posteriormente deslocaram-se as placas do teto para as paredes, com uso em revestimentos, mas sem dúvida a sua função revolucionária que vem com tudo para substituir antigos métodos, são as paredes de gesso acartonado, conhecidas pelo termo em inglês, “drywall”.